A verdade sobre antioxidantes: produzir vs. comprimidos

Por Russell H. Greenfield, MD, Professor Assistente Clínico de Medicina UNC Chapel Hill School of Medicine

A verdade sobre antioxidantes: produzir vs. comprimidos

Quero acreditar que os suplementos antioxidantes são bons para mim, para minha família e para você. Há muito sou um crente, e talvez você também tenha sido. Afinal, já passamos muito do ponto de questionar se vegetais e frutas são bons para nós - aceitamos que eles são baseados em resultados de pesquisa notavelmente consistentes acumulados ao longo de décadas que mostram como comer uma variedade de produtos de cores vivas diariamente ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes e até câncer. Nossa confiança neste conceito é inabalável, até hoje.



Parte da razão pela qual vegetais e frutas são considerados tão bons para nós, talvez até a razão principal, é que eles contêm antioxidantes importantes. Nossos corpos precisam de um suprimento adequado de antioxidantes para limitar o acúmulo de compostos chamados espécies reativas de oxigênio (ROS), que são normalmente produzidos como um subproduto da produção de energia celular. ROS também se acumulam quando somos expostos a toxinas, como fumaça de tabaco e radiação. Quando existe uma quantidade excessiva de ROS, diz-se que existe um estado de estresse oxidativo, uma condição ligada ao desenvolvimento de inúmeros problemas de saúde. Só faz sentido então que adicionar mais antioxidantes aos nossos sistemas deva ajudar a diminuir a chance de ocorrer estresse oxidativo e, por extensão, ajudar a prevenir doenças.



Comer de 5 a 9 porções de vegetais e frutas por dia, como geralmente é recomendado, pode ser difícil. Superficialmente, pareceria muito mais fácil, ainda mais eficiente, ingerir altas doses dos antioxidantes encontrados nos produtos em forma de suplemento.




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O pensamento linear é reconfortante. Para finalizar, um grande número de testes de pesquisa sugerem benefícios abrangentes da suplementação com antioxidantes. Porém, na maioria das vezes, o corpo humano não se comporta de maneira linear e podem ocorrer consequências não intencionais do que supomos serem ações saudáveis.

Uma série perturbadora de resultados de pesquisas nos últimos anos sugeriu que a suplementação com antioxidantes em altas doses pode ter um lado negro em determinadas circunstâncias. No início, foi muito fácil descartar esses estudos como discrepantes em face da evidência esmagadora dos benefícios da ingestão de antioxidantes dos alimentos. Em seguida, foram publicados estudos sugerindo fortemente que a suplementação de altas doses com beta-caroteno, um tipo de pró-vitamina A normalmente encontrado em concentrações muito mais baixas em vegetais e frutas amarelo / laranja, aumentava o risco de câncer em pessoas que fumam. Estudos mais recentes apontam para um risco elevado de câncer de próstata entre os homens saudáveis ​​que tomam vitamina E em altas doses e para uma possível associação entre a suplementação de selênio em altas doses e um risco aumentado de câncer de pele. As palavras operativas são “alta dose” - não as concentrações naturalmente baixas encontradas nos alimentos, mas as quantidades supernormais presentes em muitos suplementos, até mesmo em alguns multivitamínicos.



As ROS há muito são retratadas como inimigas da boa saúde, mas agora parece que precisamos delas para o funcionamento adequado de nossos sistemas imunológicos, incluindo a capacidade de nos livrarmos de micróbios invasores e das células nocivas que, deixadas para se dividir e se multiplicar, podem se transformar em câncer. Precisamos do equilíbrio adequado de ROS e antioxidantes para manter as defesas do corpo e os sistemas de cura inatos. E é possível que, em nosso desejo de otimizar a saúde por meio da ingestão de suplementos antioxidantes em altas doses, estejamos fazendo mais mal do que bem.


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O tópico dos antioxidantes é complexo e o júri ainda não decidiu, mas parece que é o momento certo para uma respiração profunda coletiva para reconsiderar nossa necessidade de suplementação de antioxidantes em altas doses. Outra preocupação é quando o termo guarda-chuva 'antioxidantes' é aplicado a uma série de compostos que não são o mesmo - eles funcionam em diferentes capacidades, podem melhorar nossa saúde ou nos proteger de danos em algumas circunstâncias, e em altas doses podem paradoxalmente causar danos em outras situações. Precisamos entender melhor qual é a situação.

Os antioxidantes encontrados em vegetais e frutas, no entanto, existem em concentrações naturalmente baixas ao lado de outros nutrientes que também podem promover uma boa saúde. Mesmo aqueles que fazem o melhor para seguir uma dieta saudável provavelmente podem se beneficiar com a ingestão de um multivitamínico como garantia contra lacunas nutricionais em sua dieta, mas um multivitamínico básico contendo uma quantidade e variedade razoável de nutrientes deve ser adequado. Outros podem precisar de suplementação direcionada adicional com base em suas circunstâncias de saúde únicas, mas o foco para a maioria de nós deve ser nas fontes dietéticas de antioxidantes até que tenhamos clareza sobre a segurança.




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Minha confiança nos antioxidantes foi abalada pelos dados recentes que questionam a suplementação de altas doses, e eles também deveriam fazer você parar. Mas tenha em mente que são as pílulas que preocupam muitos especialistas, não os produtos.