Fósforo na dieta

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O fósforo é um mineral que constitui 1% do peso corporal total de uma pessoa. É o segundo mineral mais abundante no corpo. Ele está presente em todas as células do corpo. A maior parte do fósforo do corpo é encontrada nos ossos e dentes.



Função

A principal função do fósforo é a formação dos ossos e dentes.




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Ele desempenha um papel importante na forma como o corpo usa carboidratos e gorduras. Também é necessário que o corpo produza proteínas para o crescimento, manutenção e reparo de células e tecidos. O fósforo também ajuda o corpo a produzir ATP, uma molécula que o corpo usa para armazenar energia.



O fósforo atua com as vitaminas B. Também ajuda com o seguinte:

  • Função renal
  • Contrações musculares
  • Batimento cardíaco normal
  • Sinalização nervosa

Fontes de alimentos

As principais fontes alimentares são os grupos alimentares proteicos da carne e do leite, bem como os alimentos processados ​​que contêm fosfato de sódio. Uma dieta que inclui as quantidades certas de cálcio e proteína também fornecerá fósforo suficiente.



Pães e cereais integrais contêm mais fósforo do que cereais e pães feitos de farinha refinada. No entanto, o fósforo é armazenado de uma forma que não é absorvida pelos humanos.


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Frutas e vegetais contêm apenas pequenas quantidades de fósforo.

Efeitos colaterais

O fósforo está tão facilmente disponível no suprimento de alimentos, de modo que a deficiência é rara.



Níveis excessivamente elevados de fósforo no sangue, embora raros, podem se combinar com o cálcio para formar depósitos nos tecidos moles, como os músculos. Níveis elevados de fósforo no sangue ocorrem apenas em pessoas com doença renal grave ou disfunção grave da regulação do cálcio.

Recomendações

As dosagens de fósforo, bem como de outros nutrientes, são fornecidas nas Dietary Reference Intakes (DRIs) desenvolvidas pelo Food and Nutrition Board do Institute of Medicine. DRI é um termo para um conjunto de ingestão de referência que é usado para planejar e avaliar a ingestão de nutrientes por pessoas saudáveis. Esses valores, que variam por idade e sexo, incluem:

  • Dieta Diária Recomendada (RDA): O nível médio diário de ingestão que é suficiente para atender às necessidades de nutrientes de quase todas (97% a 98%) pessoas saudáveis. Um RDA é um nível de ingestão baseado em evidências de pesquisas científicas.
  • Ingestão adequada (AI): Este nível é estabelecido quando não há evidências de pesquisas científicas suficientes para desenvolver um RDA. É definido em um nível que garante nutrição suficiente.

Ingestão dietética de referência de fósforo:

  • 0 a 6 meses: 100 miligramas por dia (mg / dia) *
  • 7 a 12 meses: 275 mg / dia *
  • 1 a 3 anos: 460 mg / dia
  • 4 a 8 anos: 500 mg / dia
  • 9 a 18 anos: 1.250 mg
  • Adultos: 700 mg / dia

Mulheres grávidas ou amamentando:

  • Menores de 18 anos: 1.250 mg / dia
  • Acima de 18: 700 mg / dia

* AI ou ingestão adequada

Nomes Alternativos

Dieta - fósforo


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Referências

Mason JB, Booth SL. Vitaminas, minerais e outros micronutrientes. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 205.

Yu ASL. Distúrbios de magnésio e fósforo. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 111.

Data de revisão 11/03/2021

Atualizado por: Meagan Bridges, RD, University of Virginia Health System, Charlottesville, VA. Também revisado por David Zieve, MD, MHA, Diretor Médico, Brenda Conaway, Diretora Editorial e o A.D.A.M. Equipe editorial.

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