Nutrição para idosos

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O que é nutrição e por que é importante para os idosos?

Nutrição é ter uma dieta saudável e balanceada para que seu corpo obtenha os nutrientes de que necessita. Nutrientes são substâncias presentes nos alimentos de que nosso corpo precisa para funcionar e crescer. Esses incluem proteína , carboidratos , gorduras, vitaminas , minerais E a água.



Uma boa nutrição é importante, independentemente da sua idade. Dá-lhe energia e pode ajudá-lo a controlar o seu peso. Também pode ajudar a prevenir doenças, como osteoporose , hipertensão arterial , doenças do coração , Diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer.



Mas à medida que você envelhece, seu corpo e sua vida diária mudam, o mesmo acontece com o que você precisa para manter sua saúde. Por exemplo, você pode precisar de menos calorias, mas ainda precisa de nutrientes suficientes. Alguns adultos mais velhos precisam de mais proteína.



O que pode tornar mais difícil para mim uma alimentação saudável à medida que envelheço?

Algumas mudanças que ocorrem com a idade podem dificultar uma alimentação saudável. Isso inclui alterações em:

  • Casa: Se você mora sozinho de repente ou tem problemas para se mover Saúde: Você pode ter problemas para cozinhar ou comer
  • Remédios: eles podem alterar a forma como você percebe o sabor dos alimentos, causar secura na boca ou reduzir sua vontade de comer
  • Renda: você pode não ter recursos suficientes para alimentos
  • Seu senso de cheirar e provar
  • Problemas de mastigação ou engolir os alimentos

Como posso comer de forma saudável à medida que envelheço?

Para se manter saudável, você deve:



    Coma alimentos que fornecem muitos nutrientes sem muitas calorias extras, O que:
    • Frutas e vegetais (escolha diferentes tipos com cores brilhantes)
    • Grãos integrais, como aveia, pão integral e arroz integral
    • Leite desnatado de baixa caloria e queijo, ou arroz ou leite de soja fortificado com vitamina D e cálcio
    • Peixe, marisco, carnes magras, aves e ovos
    • Feijão, nozes e sementes
    Evite calorias vazias ou vazias: São alimentos ricos em calorias, mas pobres em nutrientes, como batatas fritas, doces, produtos assados, bebidas açucaradas e álcool Escolha alimentos com baixo teor de colesterol e gordura: Evite especialmente aqueles que contêm gorduras saturadas e trans. As gorduras saturadas são de origem animal, enquanto as gorduras trans são transformadas em margarina e gordura dietética. Eles podem ser encontrados em produtos de panificação vendidos em lojas ou alimentos fritos em restaurantes de fast food Beba bastante líquidos: Não fique desidratado. Algumas pessoas perdem a capacidade de sentir sede à medida que envelhecem. Além disso, certos medicamentos podem aumentar a importância de beber líquidos suficientes. Treino: Se você começou a perder o apetite, a atividade física pode ajudá-lo a sentir fome

O que posso fazer se tiver problemas para comer de forma saudável?

Às vezes, doenças ou outros problemas podem dificultar uma alimentação saudável. Algumas sugestões que podem ajudar são:

  • Se você está cansado de comer sozinho, tente organizar algumas refeições caseiras ou cozinhar com um amigo. Também pode ajudar fazer algumas refeições em um centro de idosos, centro comunitário ou centro religioso próximo.
  • Se você tiver problemas para mastigar, consulte seu dentista para um exame
  • Se você tiver problemas para engolir, tente beber muitos líquidos com as refeições. Se isso não ajudar, verifique com seu médico. Uma condição médica pode estar causando o problema
  • Se você tiver problemas para cheirar e saborear sua comida, tente adicionar cor e textura para torná-la mais interessante
  • Se você não estiver comendo o suficiente, adicione alguns lanches saudáveis ​​ao longo do dia para ajudá-lo a obter mais nutrientes e calorias.
  • Se a doença tornar difícil para você cozinhar ou comer, consulte o seu profissional de saúde. Ele ou ela pode recomendar um terapeuta ocupacional que pode ajudá-lo

NIH: National Institute on Aging

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