Overdose de Naproxeno Sódico

Para usar os recursos de compartilhamento nesta página, habilite o JavaScript.

O naproxeno sódico é um antiinflamatório não esteroidal (AINE) usado para aliviar dores e inchaços leves a moderados. A sobredosagem de naproxeno sódico ocorre quando alguém, acidental ou intencionalmente, toma mais do que a quantidade normal ou recomendada deste medicamento. Pessoas com doenças renais ou hepáticas têm maior probabilidade de desenvolver efeitos colaterais graves ou agravamento da doença por causa dos AINEs.



Como um grupo, e devido ao seu uso comum, os AINEs são responsáveis ​​por efeitos colaterais mais graves relacionados aos medicamentos do que qualquer outra classe de medicamentos analgésicos.



Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma overdose real. Se você ou alguém que está com overdoses, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta nacional de ajuda sobre envenenamento (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.



Ingrediente Venenoso

Naproxen

Onde Encontrado

O naproxeno sódico é vendido sob uma variedade de nomes de marcas, incluindo:



  • Aleve
  • Anaprox
  • Anaprox DS
  • Naprelan
  • Naprosyn

Observação: esta lista pode não ser completa.

Sintomas

Os sintomas de overdose de naproxeno sódico incluem:

  • Agitação, confusão, incoerência (a pessoa não é compreensível)
  • Visão embaçada
  • Comer
  • Convulsões
  • Diarréia
  • Tontura, instabilidade, problemas de movimento
  • Sonolência
  • Dor de cabeça - forte
  • Azia, dor de estômago (possível sangramento no estômago e intestinos)
  • Náusea, vômito
  • Irritação na pele
  • Zumbido nos ouvidos
  • Respiração lenta e difícil, respiração ofegante

Antes de ligar para a emergência

Determine as seguintes informações:



  • Idade, peso e condição da pessoa
  • Nome do produto (ingredientes e dosagens, se conhecidos)
  • Tempo foi engolido
  • Quantidade engolida
  • Se um médico prescreveu o medicamento para a pessoa

No entanto, NÃO atrase a chamada de ajuda se esta informação não estiver imediatamente disponível.

Controle de Veneno

O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda de Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Esta linha direta permitirá que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.

Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Leve o recipiente com você para o hospital, se possível.

O que esperar no pronto-socorro

O profissional de saúde medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial.

Os sintomas serão tratados como apropriado. A pessoa pode receber:

  • Carvão ativado
  • Suporte das vias aéreas, incluindo oxigênio, tubo de respiração pela boca (intubação) e ventilador (máquina de respiração)
  • Exames de sangue e urina
  • Raio-x do tórax
  • ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração)
  • Fluidos através de uma veia (IV)
  • Laxantes
  • Remédios para tratar os sintomas

Em casos raros e graves, mais tratamentos podem ser necessários, incluindo diálise renal. A maioria das pessoas terá alta do departamento de emergência após ser observada por um período de tempo.

Outlook (Prognóstico)

A recuperação é provável.


solução oftálmica de fumarato de cetotifeno para que serve

Referências

Aronson JK. Naproxeno e piproxeno. In: Aronson JK, ed. Efeitos colaterais das drogas de Meyler . 16ª ed. Waltham, MA: Elsevier; 2016: 27-32.

Hatten BW. Aspirina e agentes não esteróides. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de emergência de Rosen: conceitos e prática clínica . 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 144.

Data de revisão 01/01/2021

Atualizado por: Jacob L. Heller, MD, MHA, Emergency Medicine, Emeritus, Virginia Mason Medical Center, Seattle, WA. Também revisado por David Zieve, MD, MHA, Diretor Médico, Brenda Conaway, Diretora Editorial e o A.D.A.M. Equipe editorial.

AnalgésicosAnalgésicos Consulte Mais informação Revista NIH MedlinePlusRevista NIH MedlinePlus Consulte Mais informação Tópicos de saúde A-ZTópicos de saúde A-Z Consulte Mais informação