Dieta Mediterrânea: 12 regras para se viver

Rápido - o que vem à mente quando você ouve “dieta mediterrânea”? Para a maioria das pessoas, isso evoca a imagem de azeite de oliva e homus, ou queijo feta e salada de pepino. Esses alimentos fazem parte da Dieta Mediterrânea - mas se você perguntar a um especialista em nutrição familiarizado com a pesquisa sobre esta dieta e estilo de vida saudáveis, você ouvirá mais do que apenas pratos que você pode pedir em um restaurante mediterrâneo.

Dieta Mediterrânea: 12 regras para se viverDieta Mediterrânea: 12 regras para se viver

Rápido - o que vem à mente quando você ouve “dieta mediterrânea”? Para a maioria das pessoas, isso evoca a imagem de azeite de oliva e homus, ou queijo feta e salada de pepino. Esses alimentos estamos parte da dieta mediterrânea-mas se você perguntar a um especialista em nutrição familiarizado com a pesquisa sobre esta dieta e estilo de vida saudáveis, você ouvirá mais do que apenas pratos que você pode pedir em um restaurante mediterrâneo.




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Esta dieta, que em termos científicos é modelada após a dieta tradicional e estilo de vida da maioria dos moradores rurais pobres da ilha de Creta durante os anos 1950 e 60, foi comprovada como nenhuma outra para prevenir os tipos de doenças crônicas como doenças cardíacas, câncer, diabetes e Alzheimer que são tão preocupantes para o mundo moderno.



Depois de décadas de pesquisa, os componentes essenciais da Dieta Mediterrânea são compreendidos, então você não precisa comer exclusivamente comida grega, ou mesmo amar o falafel, para colher os benefícios. Existem 12 qualidades essenciais de uma dieta mediterrânea:



  • Os vegetais são comidos várias vezes ao dia, crus e cozidos, e as batatas não contam.
  • A fruta também é comida várias vezes por dia.
  • Legumes, incluindo soja, feijão e ervilhas são um alimento básico diário.
  • Os grãos inteiros são outro alimento básico diário (incluindo pão de trigo integral).
  • As nozes são um item regular, várias vezes por semana.
  • O azeite de oliva é o principal óleo para cozinhar e cozinhar. *
  • O peixe é consumido mais de uma vez por semana.
  • A gordura saturada da manteiga, carne e ovos raramente é consumida.
  • Carne vermelha raramente é comida.
  • Delicatessen, almoços e carnes curadas quase nunca são consumidos.
  • Açúcares refinados e doces raramente são consumidos e reservados para ocasiões especiais.
  • O álcool é consumido com moderação (1-2 bebidas por dia).

Você não precisa seguir todos esses princípios e não precisa segui-los perfeitamente. O importante é fazê-los com mais frequência do que não: na maioria das vezes. Quanto mais você os segue, melhor é para sua saúde.

Você pode notar alguns itens que estão visivelmente ausentes da lista acima: alimentos fritos, fast food, junk food e alimentos embalados e manufaturados. Os lácteos não são considerados uma parte essencial da dieta, mas quando incluídos são geralmente na forma de baixo teor de gordura ou sem gordura. O quadro geral é de alimentos saudáveis ​​de alta qualidade.



Alguns pontos merecem menção especial: Primeiro, esta não é uma dieta com baixo teor de gordura. Os cretenses comiam muita gordura, quase toda ela proveniente do azeite de oliva extra-virgem, mas muito pouca gordura saturada. Em segundo lugar, os moradores não tinham TVs ou computadores, e a maioria deles se locomovia caminhando, muitas vezes por quilômetros em regiões montanhosas, com burros a reboque. Portanto, o estilo de vida mediterrâneo é exatamente o oposto do sedentarismo. Uma vez que as calorias em sua dieta estavam em equilíbrio com seus exercícios, eles não estavam com sobrepeso ou obesos. Finalmente, uma grande parte de seu estilo de vida era aproveitar a vida, a família e a comunidade. Assim, eles se sentiam socialmente conectados à comunidade e, embora trabalhassem muito, brincar era parte integrante de suas vidas.

Poderíamos aprender muito com o que, na época, parecia um modo de vida “atrasado”, e o que agora é provavelmente um modo de vida quase extinto. Mas, ao preservar o melhor dessa dieta e estilo de vida em nossas próprias vidas, teremos recebido um maravilhoso presente de saúde do Mediterrâneo.


* Estudos no norte da Europa, onde as pessoas usam óleos vegetais diferentes do azeite de oliva, descobriram que outros óleos vegetais têm benefícios semelhantes aos do azeite. O principal parecia ser evitar a gordura saturada, encontrada na manteiga e na gordura vegetal.