Dieta pobre em sal

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Muito sódio em sua dieta pode ser ruim para você. Se você tem pressão alta ou insuficiência cardíaca, pode ser necessário limitar a quantidade de sal (que contém sódio) que ingere todos os dias. Essas dicas o ajudarão a escolher alimentos com baixo teor de sódio.



Sal e sua dieta

Seu corpo precisa de sal para funcionar corretamente. O sal contém sódio. O sódio ajuda seu corpo a controlar muitas funções. Muito sódio em sua dieta pode ser ruim para você. Para a maioria das pessoas, o sódio dietético vem do sal que é adicionado ou adicionado aos alimentos.



Se você tem pressão alta ou insuficiência cardíaca, provavelmente será solicitado a limitar a quantidade de sal que ingere todos os dias. Mesmo as pessoas com pressão arterial normal terão pressão arterial mais baixa (e mais saudável) se reduzirem a quantidade de sal que comem.



O sódio da dieta é medido em miligramas (mg). Seu médico pode lhe dizer para comer não mais do que 2.300 mg por dia quando você tiver essas condições. Uma colher de chá medida de sal de cozinha contém 2.300 mg de sódio. Para algumas pessoas, 1.500 mg por dia é uma meta ainda melhor.

Limitando o sal em sua dieta

Comer uma variedade de alimentos todos os dias pode ajudar a limitar o sal. Tente fazer uma dieta balanceada.



Compre frutas e vegetais frescos sempre que possível. Eles são naturalmente pobres em sal. Alimentos enlatados geralmente contêm sal para preservar a cor dos alimentos e mantê-los com aspecto fresco. Por isso, é melhor comprar alimentos frescos. Compre também:

  • Carnes frescas, frango ou peru e peixes
  • Frutas e vegetais frescos ou congelados

Procure estas palavras nos rótulos:

  • Baixo teor de sódio
  • Sem sódio
  • Sem sal adicionado
  • Sódio reduzido
  • Sem sal

Verifique todos os rótulos para saber a quantidade de sal que os alimentos contêm por porção.



Os ingredientes são listados de acordo com a quantidade que o alimento contém. Evite alimentos que listam sal próximo ao topo da lista de ingredientes. Um produto com menos de 100 mg de sal por porção é bom.

Fique longe de alimentos que são sempre ricos em sal. Alguns comuns são:

  • Alimentos processados, como carnes curadas ou defumadas, bacon, cachorro-quente, salsicha, mortadela, presunto e salame
  • Anchovas, azeitonas, picles e chucrute
  • Molhos de soja e Worcestershire, tomate e outros sucos de vegetais e a maioria dos queijos
  • Muitos molhos para salada engarrafados e misturas de molhos para salada
  • A maioria dos salgadinhos, como batatas fritas, biscoitos e outros

Ao cozinhar, substitua o sal por outros temperos. Pimenta, alho, ervas e limão são boas escolhas. Evite misturas de especiarias embaladas. Eles geralmente contêm sal.


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Use alho e cebola em pó, não alho e sal de cebola. Não coma alimentos com glutamato monossódico (MSG).

Quando você sair para comer, opte por alimentos cozidos no vapor, grelhados, assados, cozidos e grelhados, sem adição de sal, molho ou queijo. Se você acha que o restaurante pode usar MSG, peça a eles para não adicioná-lo ao seu pedido.

Use azeite e vinagre em saladas. Adicione ervas frescas ou secas. Coma frutas frescas ou sorvete de sobremesa, quando tiver sobremesa. Retire o saleiro da mesa. Substitua por uma mistura de temperos sem sal.

Pergunte ao seu médico ou farmacêutico quais antiácidos e laxantes contêm pouco ou nenhum sal, se você precisar desses medicamentos. Alguns têm muito sal.

Amaciantes de água caseiros adicionam sal à água. Se você tiver um, limite a quantidade de água da torneira que você bebe. Em vez disso, beba água engarrafada.

Pergunte ao seu provedor se um substituto do sal é seguro para você. Muitos contêm muito potássio. Isso pode ser prejudicial se você tiver certas condições médicas ou se estiver tomando certos medicamentos. No entanto, se o potássio extra em sua dieta não for prejudicial a você, um substituto do sal é uma boa maneira de diminuir a quantidade de sódio em sua dieta.

Nomes Alternativos

Dieta pobre em sódio; Restrição de sal

Imagens

  • Dieta pobre em sódioDieta pobre em sódio

Referências

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Data de revisão 13/07/2020

Atualizado por: David C. Dugdale, III, MD, Professor de Medicina, Divisão de Medicina Geral, Departamento de Medicina, Escola de Medicina da Universidade de Washington, Seattle, WA. Também revisado por David Zieve, MD, MHA, Diretor Médico, Brenda Conaway, Diretora Editorial e o A.D.A.M. Equipe editorial.

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