Exercícios de Kegel - autocuidado

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Os exercícios de Kegel podem ajudar a fortalecer os músculos abaixo do útero, da bexiga e do intestino (intestino grosso). Eles podem ajudar homens e mulheres com problemas de perda de urina ou controle do intestino. Você pode ter estes problemas:



  • Conforme você envelhece
  • Se você ganhar peso
  • Depois da gravidez e do parto
  • Após cirurgia ginecológica (mulheres)
  • Após cirurgia de próstata (homens)

Pessoas com distúrbios cerebrais e nervosos também podem ter problemas com perda de urina ou controle do intestino.



Os exercícios de Kegel podem ser feitos a qualquer momento que você estiver sentado ou deitado. Você pode fazê-los quando está comendo, sentado em sua mesa, dirigindo e quando está descansando ou assistindo televisão.



Como encontrar os músculos certos

Um exercício de Kegel é como fingir que precisa urinar e depois segurá-lo. Você relaxa e tensiona os músculos que controlam o fluxo da urina. É importante encontrar os músculos certos para contrair.

Da próxima vez que você tiver que urinar, comece a ir e depois pare. Sinta os músculos da vagina (para mulheres), bexiga ou ânus ficarem tensos e subirem. Esses são os músculos do assoalho pélvico. Se você os sentir apertar, você fez o exercício certo. Suas coxas, músculos das nádegas e abdômen devem permanecer relaxados.



Se você ainda não tem certeza de que está contraindo os músculos certos:

  • Imagine que você está tentando evitar a passagem de gases.
  • Mulheres: insira um dedo na vagina. Contraia os músculos como se estivesse prendendo a urina e depois relaxe. Você deve sentir os músculos se contraírem e se moverem para cima e para baixo.
  • Homens: insira um dedo no reto. Contraia os músculos como se estivesse prendendo a urina e depois relaxe. Você deve sentir os músculos se contraírem e se moverem para cima e para baixo.

Como fazer os exercícios de Kegel

Depois de saber como é o movimento, faça os exercícios de Kegel 3 vezes ao dia:

  • Certifique-se de que sua bexiga está vazia e depois sente-se ou deite-se.
  • Contraia os músculos do assoalho pélvico. Segure firme e conte de 3 a 5 segundos.
  • Relaxe os músculos e conte de 3 a 5 segundos.
  • Repita 10 vezes, 3 vezes ao dia (manhã, tarde e noite).

Respire profundamente e relaxe o corpo ao fazer esses exercícios. Certifique-se de não contrair os músculos do estômago, da coxa, das nádegas ou do peito.




três tipos de fibras musculares

Após 4 a 6 semanas, você deve se sentir melhor e apresentar menos sintomas. Continue fazendo os exercícios, mas não aumente quantos você faz. Exagerar pode causar esforço ao urinar ou evacuar.


pés de Raynaud secundário

Algumas notas de cautela:

  • Depois de aprender a fazê-los, não pratique os exercícios de Kegel ao mesmo tempo que urinar mais de duas vezes por mês. Fazer os exercícios enquanto urina pode enfraquecer os músculos do assoalho pélvico com o tempo ou causar danos à bexiga e aos rins.
  • Nas mulheres, fazer os exercícios de Kegel incorretamente ou com muita força pode fazer com que os músculos vaginais se contraiam muito. Isso pode causar dor durante a relação sexual.
  • A incontinência retornará se você parar de fazer esses exercícios. Depois de começar a praticá-los, talvez você precise fazê-los pelo resto de sua vida.
  • Pode levar vários meses para que sua incontinência diminua, uma vez que você comece a fazer esses exercícios.

Quando chamar o médico

Ligue para seu médico se não tiver certeza de que está fazendo os exercícios de Kegel da maneira certa. Seu provedor pode verificar se você os está fazendo corretamente. Você pode ser encaminhado a um fisioterapeuta especializado em exercícios para o assoalho pélvico.

Nomes Alternativos

Exercícios de fortalecimento da musculatura pélvica; Exercícios para o assoalho pélvico

Referências

Magowan BA, Owen P, Thomson A. Pelvic org prolapse. In: Magowan BA, Owen P, Thomson A, eds. Obstetrícia Clínica e Ginecologia . 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 10.

Newman DK, Burgio KL. Tratamento conservador da incontinência urinária: terapia comportamental e do assoalho pélvico e dispositivos uretrais e pélvicos. In: Partin AW, Dmochowski RR, Kavoussi LR, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh-Wein . 12ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 121.

Patton S, Bassaly R. Incontinência urinária. In: Kellerman RD, Rakel DP, eds. Terapia Atual de Conn 2021 . Philadelphia, PA: Elsevier 2021: 1132-1134.

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Data de revisão 10/01/2021

Atualizado por: Kelly L. Stratton, MD, FACS, Professor Associado, Departamento de Urologia, Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Oklahoma, Oklahoma City, OK. Também revisado por David Zieve, MD, MHA, Diretor Médico, Brenda Conaway, Diretora Editorial e o A.D.A.M. Equipe editorial.

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