Mudanças na forma do corpo com a idade

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A forma do seu corpo muda naturalmente com a idade. Você não pode evitar algumas dessas mudanças, mas suas escolhas de estilo de vida podem retardar ou acelerar o processo.




os ossos produzem glóbulos vermelhos

O corpo humano é composto de gordura, tecido magro (músculos e órgãos), ossos e água. Após os 30 anos, as pessoas tendem a perder tecido magro. Músculos, fígado, rins e outros órgãos podem perder algumas de suas células. Este processo de perda de massa muscular é denominado atrofia. Os ossos podem perder alguns de seus minerais e se tornar menos densos (uma condição chamada osteopenia em estágio inicial e osteoporose em estágio avançado). A perda de tecido reduz a quantidade de água em seu corpo.



A quantidade de gordura corporal aumenta continuamente após os 30 anos. Pessoas mais velhas podem ter quase um terço a mais de gordura, em comparação com quando eram mais jovens. O tecido adiposo se acumula em direção ao centro do corpo, inclusive ao redor dos órgãos internos. No entanto, a camada de gordura sob a pele fica menor.



A tendência a perder altura ocorre em todas as raças e em ambos os sexos. A perda de altura está relacionada às alterações do envelhecimento nos ossos, músculos e articulações. As pessoas normalmente perdem cerca de meia polegada (quase 1 centímetro) a cada 10 anos após os 40 anos. A perda de altura é ainda mais rápida após os 70 anos. Você pode perder um total de 2,5 a 7,5 centímetros de altura com a idade. Você pode ajudar a prevenir a perda de altura seguindo uma dieta saudável, mantendo-se fisicamente ativo e prevenindo e tratando a perda óssea.

Menos músculos nas pernas e articulações rígidas podem dificultar os movimentos. O excesso de gordura corporal e as mudanças na forma corporal podem afetar o equilíbrio. Essas mudanças corporais podem aumentar a probabilidade de quedas.



As alterações no peso corporal total variam para homens e mulheres. Os homens geralmente ganham peso até cerca de 55 anos de idade e, em seguida, começam a perder peso mais tarde na vida. Isso pode estar relacionado a uma diminuição no hormônio sexual masculino testosterona. As mulheres geralmente ganham peso até os 65 anos e, então, começam a perder peso. A perda de peso na idade adulta ocorre em parte porque a gordura substitui o tecido muscular magro e a gordura pesa menos que o músculo. Os hábitos alimentares e de atividade física podem desempenhar um papel importante nas mudanças de peso de uma pessoa ao longo da vida.

Suas escolhas de estilo de vida afetam a rapidez com que ocorre o processo de envelhecimento. Algumas coisas que você pode fazer para reduzir as mudanças corporais relacionadas à idade incluem:

  • Faça exercícios regularmente.
  • Faça uma dieta saudável que inclua frutas e vegetais, grãos inteiros e a quantidade certa de gorduras saudáveis.
  • Reduza o consumo de álcool.
  • Evite produtos de tabaco e drogas ilícitas.

Referências

Shah K, Villareal DT. Obesidade. In: Fillit HM, Rockwood K., Young J, eds. Textbook of Geriatric Medicine and Gerontology de Brocklehurst . 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 80.



Walston JD. Sequelas clínicas comuns do envelhecimento. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine . 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 22.

Última revisão em 19/07/2020

Versão em Inglês revisada por: David C. Dugdale, III, MD, Professor de Medicina, Divisão de Medicina Geral, Departamento de Medicina, Escola de Medicina da Universidade de Washington. Também revisado por David Zieve, MD, MHA, Diretor Médico, Brenda Conaway, Diretora Editorial e o A.D.A.M. Equipe editorial.


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Tradução e localização por: DrTango, Inc.

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