Cafeína na dieta

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A cafeína é uma substância encontrada em certas plantas. Também pode ser feito pelo homem e adicionado aos alimentos. É um estimulante do sistema nervoso central e um diurético (substância que ajuda a livrar o corpo de fluidos).




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Função

A cafeína é absorvida e passa rapidamente para o cérebro. Não se acumula na corrente sanguínea nem é armazenado no corpo. Ele sai do corpo na urina muitas horas depois de ser consumido.



Não há necessidade nutricional de cafeína. Pode ser evitado na dieta.



A cafeína estimula, ou excita, o cérebro e o sistema nervoso. Não reduzirá os efeitos do álcool, embora muitas pessoas ainda acreditem erroneamente que uma xícara de café ajudará uma pessoa a ficar sóbria.

A cafeína pode ser usada para o alívio de curto prazo da fadiga ou sonolência.



Fontes de alimentos

A cafeína é amplamente consumida. É encontrado naturalmente nas folhas, sementes e frutos de mais de 60 plantas, incluindo:

  • Folhas de chá
  • Nozes de cola
  • Café
  • Sementes de cacau

Também é encontrado em alimentos processados:

  • Café - 75 a 100 mg por xícara de 6 onças, 40 mg por expresso de 1 onça.
  • Chá - 60 a 100 mg por xícara de chá preto ou verde de 16 onças.
  • Chocolate - 10 mg por onça de chocolate doce, meio amargo ou escuro, 58 mg por onça de chocolate amargo.
  • A maioria das colas (a menos que sejam rotuladas como 'sem cafeína') - 45 mg em uma bebida de 12 onças (360 mililitros).
  • Doces, bebidas energéticas, lanches, chicletes - 40 a 100 mg por porção.

A cafeína costuma ser adicionada a medicamentos sem receita, como analgésicos, pílulas dietéticas e remédios para resfriado. A cafeína não tem sabor. Ele pode ser removido de um alimento por um processo químico chamado descafeinação.



Efeitos colaterais

A cafeína pode levar a:

  • Uma frequência cardíaca rápida
  • Ansiedade
  • Dificuldade em dormir
  • Nausea e vomito
  • Inquietação
  • Tremores
  • Urinando com mais frequência

A interrupção repentina da cafeína pode causar sintomas de abstinência. Isso pode incluir:

  • Sonolência
  • Dores de cabeça
  • Irritabilidade
  • Nausea e vomito

Tem havido muitas pesquisas sobre os efeitos da cafeína na saúde.

  • Grandes quantidades de cafeína podem interromper a absorção de cálcio e levar ao enfraquecimento dos ossos (osteoporose).
  • A cafeína pode causar seios doloridos e protuberantes (doença fibrocística).

A cafeína pode prejudicar a nutrição de uma criança se as bebidas com cafeína substituírem as bebidas saudáveis, como o leite. A cafeína diminui o apetite, então uma criança que consome cafeína pode comer menos. Os Estados Unidos não desenvolveram diretrizes para a ingestão de cafeína por crianças.

Recomendações

O Conselho de Assuntos Científicos da Associação Médica Americana afirma que o consumo moderado de chá ou café não é prejudicial à saúde, desde que você tenha outros bons hábitos de saúde.

Quatro 8 onças. xícaras (1 litro) de café coado ou gotejamento (cerca de 400 mg de cafeína) ou 5 porções de refrigerantes ou chá com cafeína (cerca de 165 a 235 mg de cafeína) por dia é uma quantidade média ou moderada de cafeína para a maioria das pessoas. O consumo de grandes quantidades de cafeína (acima de 1200 mg) em um curto período de tempo pode causar efeitos tóxicos, como convulsões.

Você pode limitar a ingestão de cafeína se:

  • Você está sujeito a estresse, ansiedade ou problemas de sono.
  • Você é uma mulher com seios doloridos e protuberantes.
  • Você tem refluxo ácido ou úlceras estomacais.
  • Você tem pressão alta que diminui com medicamentos.
  • Você tem problemas com ritmos cardíacos rápidos ou irregulares.
  • Você tem dores de cabeça crônicas.

Observe a quantidade de cafeína que uma criança ingere.

  • Atualmente, não há diretrizes específicas para o consumo de cafeína em crianças e adolescentes. A American Academy of Pediatrics desencoraja seu uso, especialmente de bebidas energéticas.
  • Essas bebidas geralmente contêm grandes quantidades de cafeína, bem como outros estimulantes, que podem causar problemas de sono, bem como nervosismo e dores de estômago.

Pequenas quantidades de cafeína durante a gravidez são seguras. Evite grandes quantidades.

  • A cafeína, assim como o álcool, viaja pela corrente sanguínea até a placenta. A ingestão excessiva de cafeína pode ter um efeito negativo no desenvolvimento do bebê. A cafeína é um estimulante, por isso aumenta a frequência cardíaca e o metabolismo. Ambos podem afetar o bebê.
  • Durante a gravidez, é normal tomar 1 ou 2 xícaras pequenas (240 a 480 mililitros) de café ou chá com cafeína por dia durante a gravidez. No entanto, limite sua ingestão a menos de 200 mg por dia. Muitos medicamentos irão interagir com a cafeína. Converse com seu médico sobre as possíveis interações com os medicamentos que você toma.

Se você está tentando reduzir o consumo de cafeína, reduza a ingestão lentamente para evitar os sintomas de abstinência.

Nomes Alternativos

Dieta - cafeína

Referências

Coeytaux RR, Mann JD. Dor de cabeça. In: Rakel D, ed. Medicina Integrativa . 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 12.

Comitê de Nutrição e Conselho de Medicina Esportiva e Fitness. Bebidas esportivas e energéticas para crianças e adolescentes: são adequadas? Pediatria . 2011; 127 (6): 1182-1189. PMID: 21624882 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21624882 .

US Food & Drug Administration. Derramando o feijão: quanta cafeína é demais? www.fda.gov/consumers/consumer-updates/spilling-beans-how-much-caffeine-too-much? Atualizado em 12 de dezembro de 2018. Acessado em 20 de junho de 2019.

Victor RG. Hipertensão arterial sistêmica: mecanismos e diagnóstico. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald's Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine . 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 46.

Data de revisão 30/04/2019

Atualizado por: Emily Wax, RD, CDN, University of Virginia Health System, Charlottesville, VA. Também revisado por David Zieve, MD, MHA, Diretor Médico, Brenda Conaway, Diretora Editorial e o A.D.A.M. Equipe editorial.

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