Cafeína

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O que é cafeína?

A cafeína é uma substância amarga que ocorre naturalmente em mais de 60 plantas, incluindo



  • Grãos de café
  • Folhas de chá
  • Nozes de cola, que são usadas para dar sabor a refrigerantes
  • Vagens de cacau, que são usadas para fazer produtos de chocolate

Há também cafeína sintética (produzida pelo homem), que é adicionada a alguns medicamentos, alimentos e bebidas. Por exemplo, alguns analgésicos, remédios para resfriado e remédios de venda livre para o estado de alerta contêm cafeína sintética. O mesmo acontece com as bebidas energéticas e os chicletes e lanches 'que aumentam a energia'.



A maioria das pessoas consome cafeína das bebidas. As quantidades de cafeína em diferentes bebidas podem variar muito, mas geralmente é



  • Uma xícara de café de 8 onças: 95-200 mg
  • Uma lata de 12 onças de cola: 35-45 mg
  • Uma bebida energética de 8 onças: 70-100 mg
  • Uma xícara de chá de 240 ml: 14-60 mg

Quais são os efeitos da cafeína no corpo?

A cafeína tem muitos efeitos no metabolismo do seu corpo. Isto

  • Estimula o sistema nervoso central, o que pode fazer você se sentir mais acordado e dar um impulso de energia
  • É um diurético, o que significa que ajuda seu corpo a se livrar do excesso de sal e água urinando mais
  • Aumenta a liberação de ácido no estômago, às vezes levando a dores de estômago ou azia
  • Pode interferir na absorção de cálcio no corpo
  • Aumenta sua pressão arterial

Dentro de uma hora após comer ou beber cafeína, ela atinge seu nível máximo no sangue. Você pode continuar a sentir os efeitos da cafeína por quatro a seis horas.



Quais são os efeitos colaterais do excesso de cafeína?

Para a maioria das pessoas, não é prejudicial consumir até 400 mg de cafeína por dia. Se você comer ou beber muita cafeína, isso pode causar problemas de saúde, como

Algumas pessoas são mais sensíveis aos efeitos da cafeína do que outras.

O que são bebidas energéticas e por que podem ser um problema?

As bebidas energéticas são bebidas que adicionam cafeína. A quantidade de cafeína nas bebidas energéticas pode variar muito e, às vezes, os rótulos das bebidas não fornecem a quantidade real de cafeína nelas. As bebidas energéticas também podem conter açúcares, vitaminas, ervas e suplementos.



As empresas que fabricam bebidas energéticas afirmam que as bebidas podem aumentar o estado de alerta e melhorar o desempenho físico e mental. Isso ajudou a tornar as bebidas populares entre os adolescentes e jovens adultos americanos. Existem dados limitados que mostram que as bebidas energéticas podem melhorar temporariamente o estado de alerta e a resistência física. Não há evidências suficientes para mostrar que aumentam a força ou o poder. Mas o que sabemos é que as bebidas energéticas podem ser perigosas porque contêm grandes quantidades de cafeína. E como têm muito açúcar, podem contribuir para o ganho de peso e piorar o diabetes.

Às vezes, os jovens misturam suas bebidas energéticas com álcool. É perigoso combinar álcool e cafeína. A cafeína pode interferir na sua capacidade de reconhecer o quanto você está bêbado, o que pode levá-lo a beber mais. Isso também aumenta a probabilidade de você tomar decisões erradas.

Quem deve evitar ou limitar a cafeína?

Você deve verificar com seu médico se deve limitar ou evitar a cafeína se você


uso de bicarbonato de sódio

  • Estão grávida , uma vez que a cafeína passa através da placenta para o seu bebê
  • Estão amamentação , uma vez que uma pequena quantidade de cafeína que você consome é repassada para o seu bebê
  • Tenho distúrbios do sono , incluindo insônia
  • Tenho enxaquecas ou outras dores de cabeça crônicas
  • Tem ansiedade
  • Tenho GERD ou úlceras
  • Têm ritmos cardíacos rápidos ou irregulares
  • Tenho pressão alta
  • Tome certos medicamentos ou suplementos, incluindo estimulantes, certos antibióticos , medicamentos para asma e medicamentos para o coração. Verifique com seu médico se pode haver interações entre a cafeína e quaisquer medicamentos e suplementos que você toma.
  • É uma criança ou adolescente. Nenhum dos dois deve ter tanta cafeína quanto os adultos. As crianças podem ser especialmente sensíveis aos efeitos da cafeína.

O que é abstinência de cafeína?

Se você tem consumido cafeína regularmente e depois pára repentinamente, você pode estar tendo abstinência de cafeína. Os sintomas podem incluir

  • Dores de cabeça
  • Sonolência
  • Irritabilidade
  • Náusea
  • Dificuldade de concentração

Esses sintomas geralmente desaparecem após alguns dias.

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