Os melhores (e piores) alimentos para a dor da artrite

Use este guia para descobrir quais alimentos podem aliviar a dor da artrite e quais evitar.

Quando se trata da dor da artrite, o que você come pode fazer uma grande diferença. Dra. Darria Long Gillespie, M.D., MBA, Estratégia Clínica SVP, Sharecare divide quais tipos de alimentos devem ser procurados e quais devem ser evitados a todo custo. “O bom de uma dieta benéfica para a artrite é que será benéfica para o resto da sua saúde, então você não precisa seguir um plano complicado”, diz o Dr. Gillespie. “A melhor maneira de obter esses minerais e vitaminas benéficos é por meio da alimentação. Muitos estudos mostraram que as pessoas que comem certas dietas têm níveis de saúde muito melhores. Muito poucos estudos mostraram que você pode replicar esses benefícios para a saúde com uma pílula ”, diz ela. Continue lendo para saber mais para que você possa planejar adequadamente quando for ao supermercado.



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Coma: ácidos graxos ômega-3

“Os ômega 3 são gorduras poliinsaturadas com efeito antiinflamatório, por isso podem ser tão benéficos para quem sofre de artrite”, aconselha o Dr. Gillespie. Ela diz que tentar comer peixes gordurosos duas vezes por semana é um ótimo lugar para começar. Incorpore salmão, cavala, sardinha e halibute. “Se você não está comendo peixe, é uma boa ideia tomar um suplemento de óleo de peixe”, ela sugere. Seu médico pode sugerir de dois a quatro gramas de EPA + DHA por dia para ajudar com a inflamação.



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Comer: cúrcuma ou curcumina

“Houve estudos iniciais de que essas especiarias têm um efeito antiinflamatório para pessoas com muitas doenças auto-imunes, incluindo psoríase,” compartilha o Dr. Gillespie. Foi demonstrado que a cúrcuma ajuda a reduzir a dor, a inflamação e a rigidez na artrite reumatóide. “Você pode encontrar este tempero em um bom curry ou potencialmente tomá-lo na forma de suplemento se seu médico recomendar”, acrescenta ela. Você também pode comer açafrão em um leite dourado com leite ou polvilhe em vegetais, peixes e frango.



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Comer: Alimentos ricos em vitamina C

“Os alimentos que contêm vitamina C, como laranjas, morangos e kiwis, podem ser úteis no controle [dos sintomas da] osteoartrite, mas não acho que estudos tenham visto o mesmo efeito na artrite autoimune', disse o Dr. Gillespie. Você já está recebendo vitamina C das frutas, mas lembre-se de que ela também é encontrada em pimentões coloridos e espinafre.


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Comer: o arco-íris

“O ponto principal é que você deve comer mais alimentos integrais”, diz o Dr. Gillespie. Preocupe-se menos com o micronutriente ou macronutriente específico. “A beleza é que se você está comendo alimentos integrais e coloridos, você vai comer uma grande variedade de nutrientes - a Mãe Natureza vai garantir que você coma muitos micronutrientes e macronutrientes. Uma dieta colorida não é boa apenas para a artrite, é boa para o seu peso ”, ela nos lembra. Perder peso reduz a pressão nas articulações e pode ajuda a aliviar a dor e a inflamação .

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Evite: sal

A própria Dra. Gillespie foi diagnosticada com artrite psoriática em 2007 e tomou medicamentos até 2011. “Comecei a fazer grandes mudanças no estilo de vida e não voltei mais. Aprendi o que precisava evitar, incluindo alimentos ricos em sódio, o que era difícil porque adoro sal. ” Houve estudos que mostram que mais sal a ingestão pode levar a tipos específicos de proteínas inflamatórias e a superprodução delas aumenta nossa inflamação e freqüentemente piora nossas condições auto-imunes, acrescenta ela.

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Evitar: alimentos fritos e alimentos processados

Alimentos fritos e processados ​​são ricos em gordura trans, que sabemos não apenas aumentar nosso colesterol ruim, mas pode promover inflamação, diz o Dr. Gillespie. Troque essas batatas fritas por batatas-doces. Evite os lanches enrugados embalados na máquina de venda automática do seu escritório e coma um pedaço de fruta com algumas nozes cruas.

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Evite: Açúcar

Você já ouviu isso antes, mas vale a pena repetir - o açúcar desempenha um papel nas doenças crônicas e estudos mostram quando os açúcares se ligam com certos aminoácidos ou gorduras em um processo denominado “glicação”, há prevalência de osteoartrite. “[Tanto o açúcar quanto os carboidratos processados] aumentam a oxidação, a inflamação e podem danificar a cartilagem das articulações”, diz o Dr. Gillespie.

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Evite: exagerar no álcool

“O álcool é meio engraçado porque a pesquisa mostra que as pessoas que o bebem em quantidades moderadas tendem a ter um risco menor de artrite reumatóide”, diz o Dr. Gillespie. Mas, se você não bebe álcool agora, não há evidências de que começar a consumi-lo diminuirá o risco de artrite reumatóide. “Pessoas que bebem em quantidades moderadas podem ter um risco menor, mas pode ser apenas porque também levam um estilo de vida saudável”, ressalta ela.

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Evitar: carne vermelha

Um alto consumo de carne vermelha pode aumentar o risco de desenvolver artrite reumatóide. 1 Estudo britânico descobriram que pessoas que comiam carne vermelha diariamente tinham o dobro do risco de pessoas que só consumiam carne vermelha cerca de duas vezes por semana. Uma pesquisa com mais de 1.000 pacientes com artrite revelou que a carne vermelha, açúcar, gordura, sal, cafeína e plantas de beladona (por exemplo, tomate, berinjela) mais comumente pioram suas condições, de acordo com o Comitê de Médicos de Medicina Responsável . Eliminar os alimentos um de cada vez por algumas semanas pode melhorar os sintomas para algumas pessoas, então você sabe quais alimentos agravam sua dor e inchaço.

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Evitar: refrigerante

Esse hábito de refrigerante não só fere sua cintura, mas pode estar lhe causando dor - literalmente. Repleto de açúcar e desprovido de nutrientes, o consumo de um ou mais refrigerantes adoçados com açúcar por dia foi associado a mulheres com risco aumentado de artrite reumatóide em um estudo . Troque seu refrigerante por um copo de água para colher os benefícios da perda de peso e uma redução dos riscos associados à saúde.

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