Benefícios do exercício

Introdução

Todos nós já ouvimos isso muitas vezes: o exercício regular é bom para sua saúde e pode ajudá-lo a perder peso. Mas se você for como muitos americanos, você está muito ocupado, tem um trabalho sedentário e não se exercita regularmente. A boa notícia é que nunca é tarde para começar. Você pode começar pequeno e encontrar maneiras de obter mais atividade física em sua vida. Para obter o máximo benefício, você deve tentar fazer a quantidade de exercícios recomendada para sua idade. Se o fizer, você se sentirá melhor, ajudará a prevenir ou controlar muitas doenças e poderá até viver mais.



Quais são os benefícios do exercício para a saúde?

O exercício regular e a atividade física podem ajudar:




a função da bainha de mielina é

  • Controle o seu peso: Junto com a dieta, os exercícios desempenham um papel importante na controle seu peso e a prevenção de obesidade . Para manter seu peso, a energia que você gasta em suas atividades diárias deve ser igual às calorias que você ingere ou bebe. Para perder peso, você deve queimar mais calorias do que consome

  • Reduza o risco de doenças cardíacas: O exercício fortalece o coração e melhora a circulação. O aumento do fluxo sanguíneo aumenta os níveis de oxigênio no corpo. Isso ajuda a diminuir o risco de doenças do coração como ele colesterol alto, o Doença arterial coronária e ele ataque do coração . O exercício regular também pode reduzir pressão arterial e os níveis de triglicerídeos

  • Controle o açúcar no sangue e os níveis de insulina do seu corpo: O exercício pode reduzir o nível de açúcar no sangue e ajudar sua insulina a funcionar melhor. Isso pode reduzir o risco de síndrome metabólico e Diabetes tipo 2 . E se você já tem uma dessas condições, os exercícios podem ajudá-lo a controlá-la.

  • Deixar de fumar: O exercício pode tornar isso mais fácil deixar de fumar , reduzindo seus desejos e sintomas de abstinência. Também pode ajudar a limitar o possível ganho de peso com o abandono do tabagismo.

  • Melhore sua saúde mental e humor: Durante o exercício, seu corpo libera substâncias químicas que podem melhorar seu humor e fazer você se sentir mais relaxado. Isso pode ajudá-lo a lidar com o estresse e reduzir o risco de depressão

  • Mantenha suas habilidades de pensamento, aprendizado e julgamento conforme você envelhece: O exercício estimula o corpo a liberar proteínas e outras substâncias químicas que melhoram a estrutura e a função do cérebro.

  • Fortaleça seus ossos e músculos: O exercício regular pode ajudar a fortalecer os ossos de crianças e adolescentes. Com o passar dos anos, a perda de densidade óssea relacionada à idade também pode diminuir. Fazer atividades de fortalecimento muscular pode ajudá-lo a construir ou manter a massa e a força muscular.

  • Reduza o risco de alguns tipos de câncer: Incluindo câncer de cólon , a partir de mamãe , uterino e de pulmão

  • Reduza o risco de quedas: Para adultos mais velhos, a pesquisa mostra que fazer atividades de equilíbrio e fortalecimento muscular, além de atividade aeróbica moderada, pode ajudar a reduzir o risco de quedas

  • Durma melhor: O exercício pode ajudá-lo a adormecer mais rápido e a permanecer dormindo por mais tempo

  • Melhore a sua saúde sexual: O exercício regular pode reduzir o risco de disfunção erétil em homens. Para quem já tem esse problema, o exercício pode ajudar a melhorar a função sexual. Nas mulheres, o exercício pode aumentar a excitação sexual

  • Aumente suas chances de viver mais: Estudos mostram que a atividade física pode reduzir o risco de morte prematura das principais causas de morte, como doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

Como posso tornar os exercícios físicos parte da minha rotina regular?

  • Torne suas atividades diárias mais intensas: Mesmo pequenas mudanças podem ajudar. Você pode usar as escadas em vez de usar o elevador. Caminhar até o escritório de um colega de trabalho em vez de enviar um e-mail. Lave o carro você mesmo. Estacione seu carro mais longe de seu destino

  • Seja ativo com amigos e família: Ter um companheiro de exercícios pode ajudá-lo a desfrutar mais da atividade física. Além disso, você pode planejar atividades sociais que envolvam exercícios. Você também pode considerar ingressar em um grupo ou classe, como uma aula de dança, um clube de caminhada ou um time de vôlei.

  • Acompanhe o seu progresso: Manter o controle de sua atividade ou usar um rastreador de atividade física pode ajudá-lo a definir metas e a se manter motivado.

  • Divirta-se com exercícios: Tente ouvir música ou assistir TV enquanto faz exercícios. Além disso, mude as coisas um pouco. Se você fizer apenas um tipo de exercício, pode ficar entediado. Tente fazer uma combinação de atividades

  • Encontre atividades que você pode fazer mesmo com mau tempo: Você pode andar em um shopping, subir escadas ou malhar em uma academia, mesmo que o tempo o impeça de sair.

Mais informação

Imagem do Tema

Benefícios do exercício

conecte-se conosco

Inscreva-se para receber o boletim informativo My MedlinePlus O que é isso? MANDAR

Revista NIH MedlinePlus

Isenções

MedlinePlus em espanhol contém links para documentos com informações de saúde dos National Institutes of Health e outras agências do governo federal dos Estados Unidos. MedlinePlus em espanhol também contém links para sites não governamentais. Visite nosso aviso de isenção de responsabilidade em links externos e nossos critérios de seleção.